CASES | SALOTECH
Aqui você vai encontar diversos CASES, que mostraram diferentes desafios que encontramos no nosso dia-dia, e poderá ver as abordagens que junto a nossos parceiros utilizamos em cada caso.
PINTUTA DE TETO DE GARAGEM - SÃO PAULO
Maio de 2012
DESAFIOSALOTECH
Desafio: Reduzir consumo de energia e proteção contra a corrosão das armaduras do concreto – Garagem de condomínio habitado com 20.000 m² de teto em laje nervurada.
Técnicas de correção: Pintura com AIRLESS reduzindo entre 50% e 75% o tempo de pintura.
Materiais empregados: SELADORA e TINTA ACRÍLICA.
Procedimento: 1° Etapa - Selamento do teto em nervuras com tinta SELADORA para garantir maior aderência da tinta acrílica. 2° Etapa - Pintura do teto com TINTA ACRÍLICA.
Locais Indicados: Estacionamentos, Garagens, Concessionárias, Alvenarias, qualquer Estruturas em Concreto Espostos a Intempéries e a Poluição existente do ar como a de fabricas e automóveis (pode se utilizar também vernizes para estas proteções).
CASO: Os 3 pavimentos de garagem de condomínio encontravam-se em plena escuridão apesar de existirem diversas luminárias no local. Este ambiente tornou-se insalubre, desconfortável, sem luz para seus condôminos. Isto ocorria devido ao teto se apresentar direto na sua matéria, o concreto, que absorve muita luz e não reflete quase nenhuma.
Devido o estado do concreto, grande número de moradores e seus carros transitando no local era necessário utilizar uma abordagem inovadora para acelerar o processo de pintura, o modo convencional se tornou inadequado e obsoleto neste desafio.
Neste caso o concreto da laje nervurada possuía elevada porosidade por não formar a pasta de superfície que geraria um filme liso continuo, são diversos orifícios de micro bolhas de ar formadas pela evaporação que ocorre na cura do concreto. Pro tanto a pintura convencional com rolo não formaria uma película de tinta contínua tão pouco a parte interna dos furos seria pintada protegendo o concreto.
ABORDAGEM: A SALOTECH aconselhou como técnica mais adequada e rápida para este desafio, o sistema de pintura AIRLESS para aplicar a SELADORA como o nome já diz sela a superfície devido a enorme capacidade de penetração diminuindo assim o consumo da segunda camada de tinta além de fornecer maior fonte de aderência a ela.
Após a seladora foi aplicado com o mesmo sistema a TINTA ACRÍLICA esta possui elevados sólidos da CJI, caso aplicássemos somente pintura látex convencional poderíamos adquirir o aspecto de reflexão e claridade, porém não iria agregar uma película capaz proteger as armaduras do concreto contra a corrosão, pois nestes ambientes de garagens existe a presença do gás dióxido de carbono expelindo pelos escapamentos dos automóveis, que podem em pouco tempo reduzir o PH do concreto e gerar com isto a despassivação do aço.
Esta decisão foi além da base financeira pela economia, como pela proteção ao meio ambiente evitando desperdício energético e de fontes de minérios que servem de matéria prima para materiais de reparo futuros.
TÉCNICA DE EXECUÇÃO:
Sistema AIRLESS: Método em que a tinta é pulverizada através de um equipamento de alta pressão (sem efeito overspray), diretamente na superfície a ser pintada, proporcionando alto rendimento (aproximadamente pode ir até 1000 m² por hora, depende do tipo de pintura e da experiência na aplicação), com um padrão de qualidade incomparável e grande versatilidade.
Pesquisas realizadas pela Associação dos Empreiteiros de Pintura Decorativa da América (PDCA), uma associação de profissionais de pintura e profissionais da indústria correlacionados, indicam que a pintura AIRLESS que pode reduzir entre 50% e 75% o tempo de uma pintura.