Copyright © 2012 - www.salotech.com.br Todos os direitos reservados.

Facebook SALOTECH clique aqui                e CURTA

REVESTIMENTOS OU PINTURAS DE PISO ? | SALOTECH

A SaloTech é especializada na comercialização de materiais para Revestimentos e Pinturas de Pisos a base de resina para os mais variados segmentos, atuamos com parceiros aplicadores em todo Brasil, pioneiros no ramo de pinturas e revestimentos de pisos e que agregam vasta experiência, ao resultado final.

Confira abaixo algumas dicas sobre pintura de piso, desde o que é o produto, como é a preparação do concreto, e todos os tipos de pinturas existentes. Clicando nas imagens abaixo você pode conhecer mais sobre cada desafio enfrentado.

​1. O que é pintura de Piso?

A pintura de piso não é uma simples pintura, ela é uma proteção do substrato de concreto. Esta pintura deve ser de alta resistência à abrasão e para tal possui agregados especiais em forma de pó. As tintas específicas para pisos podem ainda possuir resistência a uma grande variedade de produtos químicos que possam ser derramados sobre ela.

2. Quais são os tipos de tintas e revestimentos resinados para piso?

As tintas para piso mais conhecidas no mercado são, epóxy, poliuretano e uretanos. Essas tintas podem ser aplicadas de 150 a 1000 microns, sendo consideradas pinturas de alto desempenho, com espessuras maiores consideradas revestimentos de alto desempenho e podem ser aplicadas de 1000 microns até vários milímetros de espessura, com base na norma brasileira NBR 14050.

3. Como escolhermos o tipo de tinta? 

A pintura de Tinta a base epóxy, é muito utilizada para ações convencionais tais como facilidade de limpeza e abrasão ou ações químicas moderadas. Disponível em diversas cores. São utilizados em diversos segmentos: Indústrias de alimentos, bebidas, frigoríficos, farmacêutica.


A pintura com Tinta a base de Poliuretano alifático acrílico é muito utilizada para situações principalmente e, ambientes externos sujeitos a radiação do sol.

Quando se requer maior resistência a produtos químicos pode-se avaliar o uso da Tinta de Poliuretano Poliéster . 

 

As tintas a base de poliuretano possuem maior poder de impermeabilização, são consideradas mais duráveis aos desgastes por abrasão quando comparadas a outros materiais.


A pintura com Tinta a base de uretano foi desenvolvida com a finalidade de renovar a superfície de antigos revestimentos a base de uratanos. Os revestimentos a base de uretano se desgastam e nos ambientes onde se requer que a textura seja antiderrapante, pode-se renovar a superfície com esta característica aplicando a pintura a base de uretano.

 

 

As tintas acrílicas para pisos tem uso mais restrito em áreas residenciais, porém podendo serem utilizadas quando recobertas por verniz transparente de poliuretano.

 

As tintas de Novolac são utilizadas quando existem ações químicas mais severas agregadas com temperaturas de até 90 graus..

4. Pintura para piso ou revestimento de Piso?

Antes de tudo devemos lembrar que tanto a pintura quanto o revestimento funcionam para proteção do substrato de concreto, evitando o desgaste físico desta matéria, não permitindo a geração de buracos, poeira, mas não é só a ele  é também aos bens expostos a esses problemas e ao conforto e qualidade deste ambiente.


As pinturas são utilizadas em ambientes com pouca abrasão ou arraste, onde não andam máquinas, não arrastam matérias, ou não caem peças e ferramentas pesadas, ou seja, locais onde andam apenas pessoas gerando menos desgaste nesta tinta. Neste caso não se deseja um aspecto autonivelante, sua aparência é a de uma casca de laranja e podendo se tornar antiderrapante com a aspersão de agregados minerais (Quartzo).

 

Os revestimentos são utilizados em ambientes onde existe  abrasão mais intensa, tal como por exemplo tráfego de empilhadeiras, em locais sujeitos a impacto de peças e ferramentas onde a espessura maior poderá absorver melhor estes esforços, bem como nas condições de estar sujeito a agressões químicas, como por exemplo ácidos, bases, solventes, entre outros. Outra questão que pondera-se para o uso dos revestimentos, é quando as áreas são frequentemente lavadas com levadas temperaturas.


Ressaltamos desta forma que os revestimentos com maior espessura que as tintas, são empregados onde se exige muito mais resistência do material aplicado. Seu aspecto depende do tipo de material aplicado que pode ser Autonivelante com textura lisa( AN ), que adquiri aspecto brilhante e plano, ou o revestimento pode ser Argamassado ( AG ) que adquiri aspecto menos liso, e automaticamente um pouco mais antiderrapante. Quando se requer uma textura totalmente antiderrapante, pode-se optar pelo sistema de múltiplas camadas, que é baseado na aspersão de agregados entre camadas do material de pintura.


Existem até revestimentos condutivos de eletricidade, anti-estético, dissipativo e anti-faísca.

5. Como é feito a aplicação da tinta para pintura e revestimento de piso?

Antes da aplicação da tinta no piso, o substrato de concreto ou argamassa deve ser analisado. No piso em questão, geralmente temos uma superfície frágil com excesso de argamassa que desprende poeira ou capas devido a uma pasta (nata) de correção executada para corrigir eventuais imperfeições ou problemas. Por estes e outros motivos devemos desbastar a superfície, seja com equipamentos de lixamento ou pelo processo de frazagem para a adequada ancoragem e desempenho da pintura ou revestimento.


No caso da pintura, normalmente o lixamento atende a necessidade para o bom desempenho das pinturas pois são estas utilizadas onde o tráfego e as exigências são moderadas. Caso existam imperfeições o substrato do piso pode ser reparado, ou as imperfeições corrigidas com argamassas específicas para que as pinturas formem um filme contínuo e esteticamente melhorado.


As pinturas com tintas são normalmente aplicadas em 2 ou 3 demãos, pois a primeira é absorvida em sua grande parte, servindo como um primer penetrante nos poros do concreto ou da argamassa.


No caso de estarmos aplicando um revestimento, na maioria dos casos não são necessárias correções das pequenas imperfeições pois os revestimentos possuem maior espessura e desta forma são estas recobertas adequadamente.


Para os revestimentos, em função das elevadas solicitações as quais estarão expostos, de abrasão e impactos, o preparo das superfícies por frazamento ou jateamento com granalhas de aço é requerido. Após o preparo da superfície é aplicado primer na maioria dos revestimentos para promover a adequada aderência no substrato e/ou evitar a formação de bolhas por confinamento de ar.


Este pequeno texto acima apenas tem por objetivo informar a grande importância do tema, pois nada adianta um bom produto sem que as técnicas adequadas sejam empregadas antes e durante o processo de aplicação e cura. Sugerimos que solicitem informações detalhadas a nossa equipe técnica ou ainda que as aplicações sejam efetuadas por profissionais treinados e acostumados com estes tipos de materiais. Cada produto possui diferentes características e merecem estudos espefícificos para serem escolhidas e aplicados adequadamente.

  • Facebook Classic
  • YouTube Classic
Pintura epóxi em pintura de garagem

Pintura epóxi em pintura de garagem de condomínio/estacionamento.

Go to link